Bate Bola: Especial Dia da Mulher
Bate-Bola: Especial Dia da Mulher
Você sabe por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março? A data foi criada por influência de décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa. Entre seus marcos, está a greve de trabalhadoras do setor de tecelagem na Rússia, no dia 8 de março de 1917, ano fortemente marcado pelo ciclo revolucionário que depôs a monarquia czarista. As mulheres reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia e a data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias.
Para celebrar tantos feitos marcantes, sorteamos algumas colaboradoras da Larco para participar deste Bate-Bola em homenagem ao feminino (que poderíamos chamar de “a feminina”).
1 – Para você, o que é ser mulher?
Ana Cláudia Monteiro (Contabilidade)
1) Ser mulher é simplesmente ser ajudadora, auxiliadora, idônea e, muitas vezes, mentora em todas as esferas da sociedade.
Andreia Vidal (Jurídico)
1) É ter a capacidade, não comum aos homens, de ser multifacetada.
Ilma Lopes Magalhães (Gerência de Território)
1) Para mim, ser mulher é todos os dias estar em diferentes palcos, encarando os mais diversos papéis a serem desempenhados. É trabalhar com alta performance e enfrentar o mundo com seus preconceitos para, dia após dia, tornar a jornada mais segura e leve.
Marcia Rocha (Vendas)
1) Ser mulher tem muitas definições, mas uma que acho extremamente resumida, SER MULHER É ACIMA DE TUDO SER UMA VERDADEIRA VENCEDORA, pois lidamos de forma brilhante com muitas situações ao mesmo tempo e conseguimos, no fim do dia, resolver tudo de uma maneira que supera até mesmo as nossas expectativas.
Maria Morais (Financeiro)
1) Ser mulher é carregar na sua essência a luz da vida, a esperança do amanhã, o calor do amor. Ser mulher é ser mãe, é ser amiga, é ser companheira. Ser mulher é ser guerreira.
Mércia Carneiro dos Santos (Crédito)
1) Na minha opinião, a mulher é o ser mais adaptável e forte que existe! Só ela consegue ter dezenas de tarefas e cumprir todas com maestria! É mãe, esposa, dona de casa, profissional, conselheira e o que mais surgir no seu dia a dia. E ainda tem um bônus de sabedoria chamado sexto sentido. Ah, esse nunca falha!
Virgilia Borges de Almeida (Crédito)
1) Ser mulher é ser resistência, força e coragem. São inúmeros os adjetivos que nos definem e um que me representa demais é “forte”!
Vitória Almeida (Jurídico)
1) Ser mulher é ser resistência, revolução e força. Como bem disse Simone de Beauvoir, “não se nasce mulher, torna-se mulher”. Primeiro existimos e, a partir de escolhas e ensinamentos, definimos a nossa essência. Ser mulher é questionar as limitações que nos impuseram como resultado da “nossa natureza” e ser mais. Ser mulher é sobre ser qualquer coisa que quisermos ser porque podemos.
2 – Como é trabalhar no setor de combustíveis, predominantemente masculino?
Ana Cláudia Monteiro (Contabilidade)
2) Na conjuntura atual, em muitos países não existe mais predominância masculina. Em todas as áreas e segmentos da sociedade, as mulheres têm se destacado e ocupado posições antes exclusivas para homens.
Andreia Vidal (Jurídico)
2) Muito desafiador, afinal, precisamos não apenas mostrar a nossa competência, mas nos fazer respeitar como iguais.
Ilma Lopes Magalhães (Gerência de Território)
2) Estou no ramo de combustíveis há quase 30 anos e trabalhar em uma área que ainda é predominantemente masculina é um desafio dobrado, pois os esforços acabam sendo cada dia maiores para que possamos conseguir atingir os objetivos diários e nos mantermos firmes no caminho para alcançar o topo. Portanto, vamos domando os leões a cada dia. Desistir, jamais! E, sim, fazer de cada oportunidade um legado.
Marcia Rocha (Vendas)
2) Na verdade, pra mim nunca foi um empecilho ser mulher e trabalhar em um ramo relativamente ocupado pela classe masculina, mesmo porque, aqui na Larco, nunca tivemos essa discriminação pelo simples fato de sermos mulheres. Contamos muito com o apoio dos colegas homens, que estão sempre nos incentivando a fazer cada dia mais e melhor.
Maria Morais (Financeiro)
2) É gratificante. Tudo tem relação com a forma de comunicação que usamos, como nos posicionamos, falamos e transmitimos nossas ideias para nos valorizarmos e destacarmos nossas qualidades.
Mércia Carneiro dos Santos (Crédito)
2) É muito bom estar inserida em uma empresa que avalia o funcionário sem distinção de gênero, onde vejo muitas mulheres em posição de destaque. Isso é muito motivador.
Virgilia Borges de Almeida (Crédito)
2) A mulher brilha por onde ela passa, seja em um setor predominantemente masculino ou não. A complexidade de ser uma mulher é ponto positivo neste setor e a Larco valoriza e nos coloca em destaque em diversas áreas, a exemplo da equipe de crédito, que é 100% comandada por mulheres – Suely Sampaio, gerente contábil há 20 anos, e Ariane Teixeira, coordenadora financeira há 10 anos, dentre outras tantas neste setor. A nossa capacidade de lidar com diversas situações com doçura e pulso forte ao mesmo tempo nos faz especiais e únicas para o desempenho das atividades. Então, o lugar da mulher é onde ela quiser!
Vitória Almeida (Jurídico)
2) Num setor majoritariamente masculino, é necessário ser resiliente para ganhar respeito e espaço. Aqui na Larco, encontrei mulheres fortes que diariamente me inspiram e me dão motivação para enfrentar as adversidades, buscando o reconhecimento e a expansão das mulheres na área de combustíveis.
3 – Qual sua mensagem para as mulheres nesta data tão especial?
Ana Cláudia Monteiro (Contabilidade)
3) Deus criou homem e mulher e a cada um designou um papel importante na formação da família. O fato da mulher, pelas suas múltiplas habilidades, ter a capacidade de desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo não a faz melhor nem pior em relação ao homem. A valorosa mulher no mercado de trabalho é aquela profissional por excelência, que acima de tudo não abre mão do cuidado com sua família e a considera o seu mais valioso bem.
Andreia Vidal (Jurídico)
3) Sejamos unidas, fortes, sensíveis e, sobretudo, tenhamos sempre a capacidade de nos renovar.
Ilma Lopes Magalhães (Gerência de Território)
3) Para todas as minhas colegas da área, eu quero dizer que, sempre que pensarem que não dão mais conta, lembrem-se dos seus objetivos, onde vocês querem chegar. Vocês precisam manter a cabeça focada e jamais desistir, porque, assim como eu, vocês podem e vão chegar onde quiserem!
Marcia Rocha (Vendas)
3) Seja FORTE, olhe sempre a vida com bons olhos, acreditando no quanto você é capaz, seja na criação e educação dos seus filhos e, mesmo que seja sozinha, cuide dos seus pais quando estes estiverem na velhice, cuide de sua casa e de quem está ao seu lado, esteja sempre disposta a dar uma palavra de conforto a quem precisar e acolha, sempre que possível, todos à sua volta com um SORRISO no rosto.
Maria Morais (Financeiro)
3) Desejo a todas mulheres que esse dia lembre a nossa força e a nossa capacidade de ir além. Você é mulher, guerreira e pode ser o que quiser, basta querer. Seja livre, seja leve, seja você!
Mércia Carneiro dos Santos (Crédito)
3) Mulher, você é incrível! Saiba que és a força que move o mundo! Que neste dia feito para homenagear a luta pela igualdade de direitos, todas se sintam capazes de lutar por aquilo que almejam.
Virgilia Borges de Almeida (Crédito)
3) Se orgulhe da sua história e se ame como você é, morena, loira, ruiva, cabelos longos, curtos, fitness ou não. Você é única!
Vitória Almeida (Jurídico)
3) Que nada nos defina, nos limite e nos sujeite. Uma mulher forte está acima de julgamentos e limitações. Que não nos baseemos em padrões, mas em nossa própria força e personalidade. Sigamos juntas. Deixo uma frase de Rupi Kaur, escritora indiana, como inspiração: “Qual é a maior lição que uma mulher pode aprender? Que desde o primeiro dia ela sempre teve tudo o que precisa dentro de si mesma. Foi o mundo que a convenceu que ela não tinha”.