Escute o jingle da Larco
Menu

Mundo Larco News

Bate-bola: Programa de Compliance

A Larco deu grandes e importantes passos rumo à melhoria de nosso conjunto de padrões e boas práticas em relação à governança ambiental, social e corporativa. Em novembro, recebemos a visita do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, que nos apresentou os propósitos da organização para uma sociedade melhor com o incentivo das práticas do setor e a formação da Coordenação Estadual na Bahia. Na ocasião, o nosso diretor executivo Alberto Costa e a nossa assessora de Processos e TI, Patrícia Nogueira, fizeram uma apresentação institucional da Larco, que foi convidada a ser uma das empresas associadas ao IBGC. 

Em novembro, a Larco também foi escolhida para integrar o CEPRAM – Conselho Estadual do Meio Ambiente, no processo de eleição dos representantes da categoria de empresários, setor de comércio e serviços da instituição, motivo de grande orgulho para nós. Mas não ficamos por aí! Vamos lançar este mês o nosso novo programa de Compliance, maturado ao longo de 2022 e que vai trazer muitas mudanças positivas para todo o time da distribuidora. No nosso bate-bola, Patrícia Nogueira conta tudo sobre o documento e essa nova era da Larco para nós.

 

Programa de Compliance

 

1 – A Larco segue se aprimorando cada vez mais e vai lançar em dezembro seu novo programa de Compliance. Como foi feita a construção desse documento?

 

Desde o início do ano buscamos uma consultoria para nos apoiar na construção desse programa. Foram várias reuniões de trabalho e discussões para que chegássemos a um programa que estivesse alinhado às melhores práticas de mercado e à cultura organizacional da empresa. O trabalho foi dividido em etapas. A primeira, preventiva, concluída neste ano, consistiu na construção de todas as políticas e demais instrumentos para compor o Programa de Compliance e nortear as ações da empresa. A segunda etapa, detectiva, a ser iniciada no próximo ano, será a elaboração da matriz de riscos e controles. Por fim, teremos a etapa de implantação de uma auditoria interna para análise dos indicadores de performance.

Vale reforçar que, paralelo a construção da primeira etapa, ainda em 2022, iniciamos a execução das ações de adequação à Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD), que na verdade é uma grande ramificação do Programa de Compliance. As principais áreas da empresa foram envolvidas e os resultados dos trabalhos estão muito satisfatórios.

 

2 – O que este programa proporciona para a Larco, em termos de posicionamento no mercado?

 

A Larco agora se prepara para um novo momento na sua história. Além de elevar o nível da gestão, o Programa de Compliance irá reforçar a reputação e a imagem da empresa diante de um mercado tão competitivo como o nosso e garantir um melhor gerenciamento dos riscos do negócio.

 

3 – Quais mudanças ele trará para o dia a dia da distribuidora?

Na verdade, teremos uma verdadeira mudança de mentalidade e de cultura na empresa. Todos indistintamente deverão estar atentos às nossas políticas nas suas relações entre colaboradores, clientes e fornecedores.

 

4 – Em novembro, recebemos a visita do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Qual a importância dela para a empresa?

Foi muito importante para a Larco ser reconhecida pelo IBGC como referência de uma grande empresa e convidada para ser parceira nas ações de fomento às práticas de compliance no nosso estado. A ocasião foi positiva também, pois na oportunidade fui convidada para ser uma associada do Compliance Women Committee (CWC), uma associação sem fins lucrativos composta por profissionais mulheres que atuam na área do compliance. O CWC tem como um dos seus objetivos promover o intercâmbio de informações e experiências na área de compliance, promovendo o desenvolvimento de negócios, o que, por certo, trará benefícios para a Larco.

 

5 – Também passamos a integrar o CEPRAM – Conselho Estadual do Meio Ambiente. O que isso representa para a Larco? Vamos ver mais ações voltadas à sustentabilidade ambiental no futuro?

A participação da Larco no CEPRAM significa que a empresa, ciente da sua representatividade e responsabilidade como uma das maiores empresas da Bahia, está sensível e alinhada às questões da sustentabilidade na sua gestão. A política de sustentabilidade da Larco, que acaba de ser publicada, tem por objetivo orientar todos os colaboradores na condução e tratamento das questões socioambientais através dos nossos valores, incorporando as melhores práticas de gestão, estabelecidas pelo ESG ao respeito às questões ambientais, sociais e da governança corporativa.

 

6 – Gostaria de destacar alguma das novidades que o Programa de Compliance trará?

O Programa de Compliance prevê a disponibilização de um Canal de Denúncias que estamos lançando a partir deste mês de dezembro. O canal servirá como meio de comunicação para o reporte de situações que possam caracterizar violações ao Código de Ética e Conduta da Empresa. Trata-se de um instrumento relevante para acolher opiniões, críticas, reclamações e denúncias, contribuindo para o combate a fraudes e corrupção e para a efetividade e transparência na comunicação e no relacionamento da Larco.

A fim de reforçar, facilitar e dar mais transparência na comunicação, estamos inaugurando a Intranet da empresa onde todos os instrumentos e políticas que compõem o Programa de Compliance estarão disponíveis para todos os colaboradores.

 

plugins premium WordPress