Escute o jingle da Larco
Menu

Mundo Larco News

Bate Bola: Um primeiro semestre de resultados históricos.

Já estamos na segunda metade do ano e chegou a hora de fazer um balanço da Larco nos últimos meses. Foram muitos momentos desafiadores, obstáculos vencidos e grandes conquistas. Entre elas, nos últimos seis meses registramos o maior resultado da empresa, historicamente, em um semestre. Quem conversa com a gente no bate-bola deste mês e traça um panorama da distribuidora no período – além de trazer novidades sobre os próximos passos – é o nosso diretor executivo, Alberto Costa Neto. Parabéns a toda a equipe Larco por mais um semestre brilhante! Com vocês, vamos mais longe!

 

1 – Já entramos no segundo semestre de 2022, com muitas conquistas e desafios vencidos. Como você avalia o desempenho da Larco no 1º semestre?

 

Realmente, foi um semestre bem desafiador para a Larco. A gente começa o ano num cenário completamente diferente de 2021, com a venda da refinaria por parte da Petrobras aqui na Bahia para a Acelen, primeira refinaria privatizada do Brasil. Essa refinaria começa a trabalhar com preços de acordo com a paridade internacional das commodities, então isso faz com que haja mudanças de preços semanais na Bahia, diferente da cultura da Petrobras, que mudava o preço apenas de tempos em tempos, então é uma oscilação muito grande. Somado a isso, também temos os leilões de biodiesel, que é o insumo para a mistura do diesel para vender aos postos e que passam a ser também negociados diretamente com as usinas. Antes, eram leilões administrados pela Petrobras, isso também faz com que essas negociações diretas com as usinas sejam muito precificadas de acordo com as commodities, os preços internacionais, bolsa de Chicago, óleo de soja e outras variáveis. Então, 2022 é um ano que começa com muitos desafios no nosso segmento. Para a Larco, houve a necessidade de nos adaptar muito rapidamente. Janeiro e fevereiro foram dois meses bem difíceis, mas como é característica nossa, a partir de março a gente pega o ritmo desse novo jogo, sabe se mexer rapidamente, passa a trabalhar gestão de estoque, antecipação de mercado, leitura de tendências das commodities, do dólar, leituras grafistas e relatórios de consultorias para nos anteciparmos a movimentos e identificarmos onde podemos capitalizar ganhos nas altas e minimizar perdas nas baixas. Então, acho que isso foi o grande segredo da Larco: a gente termina o primeiro semestre com o maior resultado da empresa, historicamente, num semestre, e acho que os desafios realmente foram todas essas mudanças no nosso segmento, no nosso mercado. 

 

2 – Para este segundo semestre, quais são as expectativas em termos de crescimento, novos investimentos e negócios?

 

Nós estamos aí, agora no mês de setembro, inaugurando nossa base própria em Senador Canedo, um marco para a Larco também. Já atuamos no mercado de Goiás desde 2016, mas agora, inaugurando nossa base própria, vamos nos posicionar em um outro patamar de atendimento aos clientes nossos de Goiás e aos clientes das redondezas, porque a Larco também trabalha com clientes com vidas interestaduais a partir dali. É um mercado extremamente interessante para a Larco comercialmente e logisticamente, onde a gente vai buscar insumos nas usinas do Centro-Oeste, então acho que esse é o principal marco o segundo semestre, então estou muito animado. Também estamos prestes a iniciar o projeto de construção da nossa base em Juazeiro, na Bahia, outro marco que a gente precisa iniciar já nesse segundo semestre. O projeto já está feito, estamos finalizando agora a parte de terreno para que a gente possa fechar depois com o parceiro a construção dessa base também que vai se iniciar agora, nesse ano ainda, com finalização prevista para o início do ano de 2023. E entre os principais desafios estão os que já foram vivenciados no primeiro semestre, toda essa dinâmica de nosso mercado, essa volatilidade, até a própria pressão da guerra da Rússia com a Ucrânia, que oscilou bastante os preços das commodities e a demanda de produto mundialmente.Mas tenho certeza que a gente está no caminho certo e preparado para continuar com esses crescentes resultados e volumes para a Larco.  

 

3 – A distribuidora já está trabalhando no próximo planejamento estratégico. Quais são os principais novos planos para a Larco nos próximos meses?

 

A Larco inicia um novo ciclo e nós crescemos bastante nos últimos três anos, apesar de todo o problema da pandemia, das oscilações econômicas, ano eleitoral, principalmente agora em 2022, com a eleição presidencial, mas nós crescemos bastante, então temos que trabalhar muito internamente agora para dar sustentabilidade para esse crescimento. Trabalhando muito internamente a área de processos, analisando a mudança de sistema da Larco para um RP mais robusto… A gente vem agora formalizando um planejamento estratégico muito bem delineado, onde estamos revivendo a nossa missão, valores, visão, elaborando o nosso orçamento para 2023, onde vamos ter um acompanhamento muito mais preciso dos nossos KPI – indicadores. Acho que tudo vai elevar ainda mais o nível da Larco e acelerar com mais volúpia esse crescimento e esse desenvolvimento que nós já vimos trazendo desde 2019. Tenho certeza de que estamos no caminho certo, os resultados falam por si só e, realmente, é continuar nessa mesma “pegada” para colocarmos a Larco num pedestal mais alto ainda, dia após dia.  

 

4 – A Larco participa anualmente do Anuário do Valor Econômico e em 2022 registramos novos números expressivos no ranking – 135ª colocação entre as 1000 maiores do Brasil, 11ª posição entre as 50 mais do Nordeste e, no setor de Petróleo e Gás, 2º lugar entre as 10 de rentabilidade, 10º em rentabilidade e 5º lugar entre as 10 em receita líquida. O que tem a dizer sobre isso?

 

O primeiro ponto, é que tudo isso corrobora o que falei sobre a Larco estar no caminho certo. O segundo ponto, mas não menos importante, ao contrário, mais importante, é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe. A Larco é feita de pessoas e elas entregam resultados, performam, então realmente aproveito aqui para agradecer a cada um que contribui, direta ou indiretamente, com esse crescimento, colocando a Larco em níveis bastante elevados de entrega, de produtividade, de resultado, de volume e de crescimento. Nada disso existiria se não houvesse uma equipe muito bem focada e buscando sempre melhorias contínuas, melhorias de resultados, insatisfação de resultados, sempre buscando algo mais… Então eu não poderia finalizar essa entrevista aqui sem um agradecimento especial à equipe. 

plugins premium WordPress