Escute o jingle da Larco
Menu

Notícias

Carvão criado em laboratório pode ser fonte de energia renovável para o futuro

Com informações de ScienceAlert

Cada vez mais surgem esforços para que possamos trocar os combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia. Agora, entretanto, um grupo de cientistas parece ter revolucionado, de certa forma, a maneira como essa mudança pode ser feita. Uma equipe da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, criou uma espécie de “carvão instantâneo”, que promete oferecer a efetividade do carvão natural, sem causar seus efeitos colaterais – como a poluição.

Além disso, ele não precisa ser encontrado na natureza – . Isso significa que temos, potencialmente, uma fonte interminável para produzir esse novo tipo de carvão. “Se você pensar a respeito da forma como a Mãe Natureza produz carvão… isso leva tempo, pressão e calor. Nós estamos fazendo essas mesmas coisas, mas em vez de milhões de anos, levamos apenas algumas horas. E como os minerais não entram nessa mistura, nós não geramos poluentes”, explicou um dos integrantes da equipe de pesquisadores, Tim Hagen.

A energia armazenada é normalmente medida em BTU’s. O carvão oferece cerca de 12,500 BTU’s por cada 450 gramas. Essa mesma medida do novo combustível gera entre 8000 e 9500 BTU’s.

Esse novo tipo de carvão é produzido usando um processo semelhante ao do café torrado, onde a biomassa bruta passa por uma secagem, antes de ser aquecida a cerca de 250ºC.

O uso do carvão é diretamente responsável pelos altos índices de dióxido de carbono que são liberados na atmosfera. Isso, por sua vez, faz com que a temperatura se eleve. Agora, o laboratório responsável por esse novo carvão, ligado à Universidade de Minnesota, busca parceiros comerciais que possam ajudar a equipe de cientistas a ampliar o processo de produção. Desta forma, poderemos ter em breve um substituto bastante efetivo para o carvão.

 

13 de Novembro de 2017

 

Fonte: https://climatologiageografica.com/carvao-criado-em-laboratorio-pode-ser-fonte-de-energia-renovavel-para-o-futuro/