Escute o jingle da Larco
Menu

Notícias

Delivery de combustível eleva risco de fraude e acidente, dizem analistas

delivery de combustíveis, aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), aumenta o risco de acidentes e de fraudes, dizem especialistas ouvidos pelo UOL. As mudanças foram publicadas no “Diário Oficial” da União em 8 de novembro e entram em vigor em 180 dias.

A venda de combustíveis por delivery permitirá inicialmente entregas em casa apenas de etanol e gasolina, a partir de postos autorizados pela ANP.

Esse modelo de venda pode acabar aumentando ainda mais o preço do combustível, diz o economista e professor da FGV Rio Mauro Rochilin.”Imagino que a entrega via delivery será mais cara do que no posto, com o custo do deslocamento do local até a residência de quem contratou o serviço.” Outra situação que pode encarecer ainda mais o valor do combustível entregue em casa é a estrutura necessária para o transporte do produto, que não pode ser armazenado em veículos comuns. “Vai haver um custo para o comerciante por causa do transporte. Imagino que o transporte seja revestido de cuidado, deve haver uma regulamentação de segurança, de como vai ser feito, e isso vai refletir no custo”, declara.

Acidentes e fraudes Em nota, a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) disse que a permissão de delivery preocupa. A Fecombustíveis afirma que a ANP não teria condições de fiscalizar os veículos de delivery nos 5.570 municípios do país, mesmo com as parcerias com os demais órgãos fiscalizadores e forças-tarefas. A entidade afirma que há risco de acidentes com o transporte de inflamáveis, contaminação do meio ambiente e possibilidade de sonegação de impostos. A federação cita dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontam para a sonegação de tributos no mercado de combustíveis na ordem de R$ 14 bilhões ao ano. Na avaliação da Fecom… – Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/12/05/regras-de-venda-de-combustiveis-da-anp-gasolina-postos.htm?cmpid=copiaecola

Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/12/05/regras-de-venda-de-combustiveis-da-anp-gasolina-postos.htm