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Mundo Larco

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2 de dezembro de 2019
Matéria na Forbes com Paulo Roberto Evangelista

Fundador da distribuidora de combustível em 2002, ele quer bater o faturamento de R$ 4 bilhões em 2019 e estar entre as cinco primeiras do país em 2020

Foi em um mercado gigante, igualmente dominado por gigantes, que Paulo Roberto Evangelista de Souza, 57 anos, decidiu investir em 2002, quando criou a distribuidora de combustível Larco. Era uma forma de diversificar os negócios da família, o Grupo Evangelista, que atua no setor de transportes na Bahia desde 1956. “A gente já tinha crescido muito na parte de ônibus urbano e metropolitano. Senti que assim daria para virar uma empresa nacional e ter um bom volume de faturamento”, diz. “Sempre quis um ramo em que eu pudesse me testar. E esse [o setor de combustíveis] me chamou a atenção por ser um mercado concentrado, difícil e ao mesmo tempo muito grande.”

Paulo apostou que havia espaço para mais distribuidoras. Agora disputa um lugar entre as dez maiores do país. “Estamos brigando entre o oitavo e o 11º lugares, apesar de sermos uma empresa regional. E aqui na Bahia estamos em 3º, com 15% de market share [atrás da Raízen — marca Shell — e da Petrobras].”

Com faturamento de R$ 3 bilhões em 2018, a Larco caminha, segundo Paulo, para fechar 2019 acima de R$ 4 bilhões. E o verbo é mesmo caminhar. “Sempre falo duas coisas para a equipe: não tem conversa fiada para quem sabe o que quer e é preciso ter tranquilidade, porque a natureza dá passo, não dá salto. Às vezes você está parado, mas as coisas estão acontecendo e você está no caminho certo.”

A Larco, porém, não está parada. Trabalha na construção de novas bases de abastecimento (cinco vão se somar às cinco já existentes) e se expande para além dos limites da Bahia. Hoje, a empresa está presente também em Sergipe, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. Com o crescimento da área de atuação, espera-se dobrar o volume de litros comercializados — em 2018, ele ficou em torno de 800 milhões de litros.

“É um mercado que não tem tanto player. Então, como a gente é sério as coisas acontecem com alguma facilidade”, diz Paulo, que ocupa o cargo de CEO na Larco. “Ela está se tornando uma empresa nacional.” Mas é uma facilidade relativa, porque o empresário também afirma que a pressão da concorrência influenciou a busca por espaço fora do estado. “As coisas estão mais difíceis aqui. O dumping das grandes cada dia aumenta. E a gente começa a ficar com um telhado muito grande para ser atingido.”

De acordo com Paulo, “é uma vida dura concorrer com as multinacionais”, mas é possível encontrar um nicho. Para conseguir sobreviver, e ainda crescer, ele diz ter duas vantagens. “Combinamos eficiência de logística e boa negociação. Como somos originários de ônibus, temos uma facilidade maior com logística de caminhão. Além disso, é importante fazer boas compras no momento certo.” Na visão dele, o histórico familiar nos negócios também ajuda. “Um dos pontos fortes da empresa é o meu nome e do meu pai. Nossas relações são de 30, 40 anos.”

Além de desenvolver uma rede própria e atender a postos de bandeira branca (que não são exclusivos de uma distribuidora), a Larco investe no atendimento de grandes consumidores, como multinacionais. “Os clientes precisam de mais opções. Se você consegue mostrar credibilidade, que vai ter abastecimento, eles abrem para negociação.”

Pensando em ampliar o conhecimento sobre a marca, a empresa está investindo em uma campanha publicitária e pela primeira vez vai veicular um comercial de TV. É um dos passos de um caminho pensado para levar a Larco a avançar algumas posições no ranking das maiores distribuidoras do Brasil. “Temos uma capacidade instalada grande, estamos prontos para crescer. Nosso plano é chegar ao quarto ou quinto lugar nacional até o fim de 2020.”(MW)

Fonte: Revista Forbes
https://forbes.com.br/listas/2019/11/10-liderancas-regionais-pelo-brasil/#foto4

29 de novembro de 2019
Larco consolida entrada no mercado de Goiás com plano ambicioso de expansão

No último dia 20 de outubro, em parceria com o Sindiposto Goiás, a Larco foi a patrocinadora master da festa em homenagem ao Dia do Revendedor, um encontro para 700 convidados na área industrial da cidade de Senador Canedo/GO. Muita música ao som da dupla Christian & Ralf, um bem servido churrasco e a presença de proprietários e gerentes de postos, bem como de diretores e gerentes de distribuidoras de combustível, deram o tom da comemoração. Uma excelente oportunidade para a Larco estabelecer uma imagem forte entre os maiores do mercado na região.

Este foi o primeiro de uma série de 10 eventos dos quais a Larco participará durante o ano de 2020, como parte da estratégia para expandir sua participação no estado. E tem dado certo: há 3 anos já atuando em Goiás, tendo iniciado as operações na base de Senador Canedo no final de 2016 e com a inauguração de seu primeiro posto na cidade de Rio Verde/GO em julho de 2019, a Larco já ultrapassou a marca de 12 milhões de litros de combustível comercializados por mês. Como o mercado é amplo e está em expansão, o potencial é grande, e o plano é atingir resultados cada vez melhores.